top of page
Foto do escritorsertaocentralnews

33 AÇUDES SANGRAM NO CEARÁ, MAS BARRAGEM UMARI DE MADALENA ESTÁ COM APENAS 3,72% DA CAPACIDADE


Foto: Reprodução

A estação chuvosa deste ano no Ceará segue atingindo bons números. A quantidade de reservatórios sangrando no estado já é mais que o dobro do mesmo período no ano anterior. Atualmente, são 33 açudes sangrando e 8 açudes acima de 90%, o que já garante o ano de 2022 como um dos melhores anos de aporte hídrico da última década. No mesmo período de 2021, apenas 12 açudes estavam sangrando.


Ao todo, os 155 açudes monitorados pela companhia de gestão dos recursos hídricos (COGERH) acumulam 34,6% de volume, a melhor reserva hídrica desde setembro de 2013. Em junho de 2020, o volume chegou a 34,51%.


O secretário Francisco Teixeira ressalta que apesar do índice hídrico atingir bons números, é importante destacar que a situação ainda precisa de cuidados. “algumas regiões do nosso estado, como o Sertão Central/Banabuiú, não tiveram bons aportes. A bacia do Banabuiú se encontra com apenas 8%. A gestão hídrica do Ceará, através do grupo de contingência, segue monitorando e definindo ações para que todas as regiões fiquem seguras”.


A Barragem Umari localizada na cidade de Madalena está entres os reservatórios críticos do estado do Ceará, com apenas 3,72% da capacidade que é de 30,00 hm³.


Da redação Rádio Sertão Central

72 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page