top of page
Foto do escritorsertaocentralnews

DOM ÂNGELO PIGNOLI RENUNCIA E DEIXA DIOCESE DE QUIXADÁ


Imagem reprodução facebook.

A Diocese de Quixadá publicou nota nesta quarta-feira (15) informando aos fiéis que o Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia do Bispo diocesano Dom Ângelo Pignoli. A carta de confirmação da renúncia de dom Ângelo junto ao papa foi assinada pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


No documento, o mais alto escalão da CNBB agradece a contribuição de dom Ângelo e afirma que sua caminhada foi impulsionada pelo seu zelo pastoral. “Damos graças a Deus pelo seu cuidado especial com a formação e o dinamismo desta caminhada com a vivência do Triênio Jubilar em celebração aos 50 anos da Diocese de Quixadá que se encerra neste ano, tempo marcado pela evangelização e aumento da fé“.


Conforme o Código do Direito Canônico da Santa Sé, quando completam 75 anos, os bispos possuem o direito de pedir o afastamento de suas obrigações junto a igreja. Em função de sua idade, dom Angelo apresentou o pedido e, o papa acolheu a renúncia. Com isso o cargo de bispo diocesano fica vacante. A escolha de um novo nome é feita diretamente pelo Vaticano, através de nomeação da Santa Sé.


A determinação está no Cân. 401 do documento da Igreja Católica. “Roga-se ao Bispo diocesano, que tiver completado setenta e cinco anos de idade, que apresente a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice“, o qual providenciará depois de examinadas todas as circunstâncias.


Até que um novo pastor seja nomeado o que deve ocorrer sob mais profundo e absoluto sigilo, um grupo de padres da Diocese, que forma o chamado Colégio de Consultores, escolhe um administrador diocesano, que ocupa parte das funções do bispo diocesano até que um novo assuma a função.

Fonte: Diocese de Quixadá

64 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page