Imagem reprodução.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), é a primeira hemorrede do Nordeste a ser certificada pela ISO 9001:2015. O reconhecimento é conferido a instituições no mundo todo que se destacam pela excelência de seus processos e serviços, após análises de resultados e auditorias que indicam se os critérios da norma internacional foram atendidos.
A certificação veio após os hemocentros regionais de Iguatu e Quixadá, o hemonúcleo de Juazeiro do Norte e o Centro de Diagnóstico Clínico (CDC) do Hemocentro Coordenador de Fortaleza passarem por auditoria externa de escopo (áreas para análises) da ISO 9001:2015.
Realizado entre os dias 20 e 23 de dezembro, o processo foi avaliado pelo auditor Leonardo Bitencourt, da empresa QMS Brasil, de forma on-line. As três unidades do Hemoce e o CDC se juntam ao Hemocentro Coordenador, certificado em 2012, e aos hemocentros regionais de Crato e Sobral, reconhecidos em 2018.
“Ser a primeira hemorrede da região Nordeste certificada pela norma ISO 9001:2015 pode ser um estímulo para que outras hemorredes do País busquem a melhoria de seus sistemas de gestão da qualidade. O objetivo do Hemoce sempre foi ter o mesmo padrão de atendimento em todas as suas unidades. E a certificação traz essa possibilidade, além de proporcionar a melhoria contínua dos processos de trabalho dos equipamentos de Fortaleza e do interior do Estado”, pontua a diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos.
A hemorrede cearense conta com seis unidades e atende a 184 municípios. “A certificação da ISO veio para mostrar que os nossos processos de produção e serviços estão adequados a normas internacionais, dando um selo de reconhecimento ao nosso sistema de gestão da qualidade”, frisa a gestora.
Certificação:
O Hemoce é certificado pela norma ISO 9001, versão 2015, no Sistema de Gestão da Qualidade no Ciclo do Sangue para os Processos de Captação de doadores, triagem, coleta, processamento, sorologia, imuno-hematologia, armazenamento, transporte, ambulatório de transfusão e distribuição. Em 2016, o escopo foi ampliado e, agora, abrange todas as áreas do Hemoce Fortaleza.
Em 2018, com a nova atualização da ISO 9001:2015, o Hemocentro de Fortaleza renovou a certificação e conquistou a certificação dos equipamentos regionais de Sobral e Crato. Em 2021, foi a vez dos hemocentros de Iguatu e Quixadá, do hemonúcleo de Juazeiro do Norte e do CDC do Hemoce Fortaleza serem reconhecidos.
Fonte: Governo do Ceará.
Comments