top of page
Foto do escritorsertaocentralnews

HRSC RECEBE CERTIFICADO POR PROMOÇÃO E INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO


Foto: Reprodução

O Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), recebeu certificado de Reconhecimento pela promoção, proteção e apoio ao Aleitamento Materno realizados no ano de 2021. O selo foi concedido no último mês de janeiro pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH).


A rBLH, cuja coordenação está sediada na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é uma estratégia da Política Nacional de Aleitamento Materno que visa a coletar, processar e distribuir o alimento para pacientes prematuros ou com baixo peso, além de realizar orientações, incentivar e apoiar a amamentação.


O PCLH do HRSC está habilitado, desde julho de 2021, para receber doações externas de leite materno. O serviço foi estruturado a partir da vinculação do posto ao Banco de Leite Humano da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), em Fortaleza, que realiza a etapa de classificação e análise do material. Em seguida, ocorre o processamento térmico, a chamada pasteurização. Depois, o líquido retorna para o HRSC, onde é distribuído para os recém-nascidos da Neonatologia.


Entre julho e dezembro de 2021, período em que a unidade passou a receber doações externas, o posto de coleta realizou 1.362 atendimentos individuais e 44 assistências em grupo. Foram feitas 57 visitas domiciliares às doadoras externas de leite humano. O PCLH cadastrou 239 voluntárias no ano passado, resultando na coleta de 74.831 mL de volume total de leite humano, quantidade que atende a 200 pacientes do eixo Neonatal.


Apesar de números tão expressivos, o PCLH tem o desafio de se tornar totalmente autossuficiente, sem precisar recorrer a fórmulas infantis. Para isso, é necessário que doadoras externas pratiquem o gesto solidário com frequência. Segundo Amici, grande parte do leite pasteurizado ainda vem do excedente doado por mães cujos bebês estão internados na Neonatologia.


Mães que têm interesse em fazer a doação podem entrar em contato com o hospital pelo telefone (88) 3406-1424 ou se dirigir ao PCLH, das 8h às 18h, de segunda a domingo.

Uma profissional auxilia no cadastro, orientando e acompanhando também na etapa de extração do leite humano. O posto ajuda na difusão de informações e no incentivo à amamentação. “Qualquer tipo de dúvida ou dificuldade que a mulher tenha em relação à amamentação pode ser sanada no Posto de Coleta de Leite Humano do HRSC. Se, por acaso, ela tiver um excedente de leite materno e quiser ser doadora, nós fazemos o cadastro e a coleta desse leite”, afirma a gerente.


O alimento doado pode ser coletado diretamente nos domicílios em Quixeramobim. Uma equipe do PCLH busca o material na casa das doadoras e deixa os frascos vazios necessários para futuras doações.

Serviço


Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) do Hospital Regional do Sertão Central Endereço: Rodovia CE 060, quilômetro 198 (Estrada do Algodão) – Quixeramobim Telefone: (88) 3406-1424


Da redação Rádio Sertão Central

4 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page