top of page
Foto do escritorsertaocentralnews

ITATIRA ENTRE OS 10 MUNICÍPIOS DO BRASIL COM MAIORES NOTAS NO IOEB 2021


Foto: Reprodução

O município de Itatira situado nos Sertões de Canindé está entre os cinco municípios com maiores Índices de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) 2021.O Ceará tem 18 municípios entre os 20 brasileiros com maiores notas. O Índice traça um retrato sobre as condições de desenvolvimento educacional das crianças e jovens, da Educação Infantil ao Ensino Médio.


O IOEB é um índice público bienal que analisa e compara como cada município, estado, Distrito Federal e o país, como um todo, está contribuindo para o sucesso educacional dos indivíduos que nele vivem.


Com nota 5,5, o Ceará também conquistou a primeira posição no IOEB entre os estados nordestinos. Na média nacional, aparece em 2º lugar no Brasil, estando atrás apenas de São Paulo.


No ranking das capitais, Fortaleza aparece na 3ª colocação, empatando com Curitiba, tendo à frente as cidades de São Paulo e Teresina.


Além de Itatira, também alcançaram destaque nacional, pelo Ceará, os municípios de Milhã, Ararendá, Jijoca de Jericoacoara, Pires Ferreira, Martinópole e Quixeramobim, que se encontram entre a 3ª e a 10ª colocação geral.


O Ioeb é realizado pela Comunidade Educativa Cedac, com a parceria técnica das consultorias Metas Sociais e Conhecimento Social. A iniciativa tem o apoio do Itaú Social, Instituto Natura, Fundação Roberto Marinho e Instituto Humanize e o apoio institucional do CLP.


O Ceará superou a meta proposta para Ideb 2019 e alcançou o melhor resultado do país nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Nesta etapa da educação básica, o estado obteve 5,2 pontos, ultrapassando a projeção para 2019 (4,6).


De acordo com os indicadores, o Ceará apresenta a melhor evolução nos anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) quando comparado às demais unidades da federação. A rede pública alcançou a nota 6,3 em 2019, superando em 1,5 ponto a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC).


No Ensino Médio, a rede pública estadual do Ceará saiu de 3,8, em 2017, para 4,4 em 2019. O resultado demonstra uma aproximação da meta estipulada, que era de 4,5, deixando o estado em 4º lugar nacional e em segundo do Nordeste após Pernambuco (4,5).

153 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page