top of page
Foto do escritorsertaocentralnews

POTÓ TEM CAUSADO QUEIMADURAS NESTE PERÍODO DO ANO, SAIBA COMO FAZER PARA EVITAR


Parente dos besouros e joaninhas, o potó, é um inseto que mais parece uma formiga. Gosta de luz branca e lugares quentes, aparece sempre no final do período chuvoso e quando está calor, época perfeita para a reprodução. Os potós vivem cerca de dois meses podendo variar de acordo com as condições climáticas e fatores ambientais, e se abrigam em lugares úmidos e escuros, que possam oferecer alimentos orgânicos.


Assim como muitas pragas urbanas, age de forma sorrateira e os efeitos da sua picada não são nada compatíveis com seu tamanho. Durante a picada, o inseto solta uma secreção tóxica que provoca queimadura quando se choca com a pele e, dependendo do caso, a queimadura pode ser bastante agressiva. Segundo os especialistas, o ato é uma forma de defesa para quando eles se sentem em perigo. Por gostarem do calor, eles escolhem partes do corpo mais quentes para pousar, como pescoço, axilas, dobra do cotovelo e atrás dos joelhos.


A lesão é muito parecida com uma reação a um produto químico: pode inchar e formar bolhas, que se rompem e dão origem a crostas. A gravidade da queimadura depende da quantidade de toxina e sensibilidade de pele. Se não tratada corretamente, a queimadura pode causar uma infecção secundária e deixar cicatrizes.


Em caso de picada, é muito importante procurar ajuda médica, de preferência um dermatologista, para estabelecer o tratamento correto. Evite o uso de receitas caseiras, como amido de milho e pasta de dente, que além de não ajudarem na melhora, podem aumentar a gravidade da lesão.


Para que a cicatrização seja mais rápida e não deixe marcas, hidrate bastante a pele e jamais estoure as bolhas. Também é importante evitar a exposição ao sol e mesmo assim usar protetor solar, pois a radiação UV aumenta as chances de inflamação e surgimento de manchas escuras.


Para os dermatologistas as medidas iniciais são lavar o ferimento com água e sabão e posteriormente fazer o uso de uma compressa com água fria no local. Se não tratada corretamente, a queimadura de potó pode resultar em uma infecção secundária e até cicatrizes. Nesses casos, a pessoa deve procurar o médico para uso de medicamentos e não usar medicamentos caseiros.


Da redação Rádio Sertão Central

Imagem: Reprodução

358 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page