top of page
Foto do escritorsertaocentralnews

REITORES MANIFESTAM CONTRÁRIOS Á EXIGÊNCIA DE DECLARAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SE VACINAREM


Imagem reprodução.

Inseridos no grupo prioritário, professores em Fortaleza e todo do estado do Ceará começaram a se vacinar no último sábado (29). Alívio por um lado, preocupação do outro. Os profissionais da educação foram surpreendidos com a obrigatoriedade da Declaração da imunização de trabalhador da educação contra a Covid-19, em que se comprometem a “retornar as atividades presenciais no segundo semestre de 2021”, se autorizado pelas autoridades sanitárias.

Após questionamentos de professores e das entidades representativas da categoria sobre o documento, as autoridades estaduais disseram que iriam reavaliar a obrigatoriedade da declaração, mas a Comissão Intergestores Bipartite do Ceará (CIB-CE), com a recomendação do Ministério Público do Ceará, junto a gestores da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA) e das Secretarias Municipais de Saúde, manteve, na última terça-feira (1), a obrigatoriedade do referido documento como condição para a vacinação.

Com a continuidade das discussões, os reitores da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), da Universidade Regional do Cariri (URCA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e da Universidade Federal do Cariri (UFCA) manifestam-se contrários à obrigatoriedade da declaração para a vacinação de profissionais da educação, uma vez que a conduta é inadequada e desrespeitosa com a categoria.

A justificativa é que o referido documento não foi solicitado a nenhuma outra categoria profissional como condicionante à vacinação. De acordo com o reitores, assim como os profissionais de saúde e de segurança, os trabalhadores da educação não pararam suas atividades ao longo da pandemia.

Os reitores de UVA, URCA, UECE, IFCE e UFCA, se mostram ainda contra o retorno das atividades presenciais sem a cobertura completa de imunização dos trabalhadores da educação.


15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page